O lutador

postado em 21 de set de 2010 10:57 por Marcelo Franca Alves   [ 17 de out de 2010 20:28 atualizado‎(s)‎ ]
Questão da prova de Direito Civil - Sucessões:
 
Explique as relações de parentesco em destaque:
 
"Um sujeito foi um dia visitar um hospital de doidos, e andando a passear junto à cerca, encontrou um doente, com quem travou conversação:
- E então, diga-me, por que veio parar aqui?
O doente respondeu o seguinte:
- Olhe, meu senhor, eu casei com uma viúva, que tinha uma filha já crescida. Meu pai, então viúvo, casou-se com minha enteada, e minha mulher ficou sendo sogra de meu pai, e meu pai meu enteado.
Depois, minha madrasta, a filha de minha mulher, teve um filho, e essa criança, é claro, era meu irmão, porque era filho de meu pai, mas era também filho da filha de minha mulher, e, pois, meu neto, e isso tornou-me avô de meu irmão.
 
A seguir, teve minha mulher um filho; portanto, minha sogra, irmã de meu filho, é também sua avó, porque ele é filho de meu enteado; meu pai é cunhado de meu filho, porque a irmã dele é sua mulher; eu sou irmão de meu próprio filho, que também é filho de minha avó, e sou cunhado de minha madrasta; meu filho é sobrinho de meu pai e eu sou avô de mim mesmo.
 
Aí está a razão por que estou aqui."
 
(Ex. de "O lutador", citação feita por Jarbas Ferreira Pires, "Das Relações de Parentesco", pg. 40, Forense, 1979)
Resposta:
FILHA é irmã do FILHO2 (meu filho), pois ambos (FILHA e FILHO2) são filhos da mesma mãe (VIÚVA)
FILHA é avó do FILHO2 (meu filho), pois é Minha Madrasta (por ser casada com meu pai)
FILHA é minha sogra, pois é avó do meu filho (FILHO2), portanto, somente pode ser minha mãe ou minha sogra. Como não é minha mãe, por eliminação, é minha sogra.
  
Veja o esquema:
Comments