Aprovado na OAB - Um pouco dessa experiência

postado em 13 de set de 2011 10:02 por Marcelo Franca Alves   [ 6 de out de 2011 19:54 atualizado‎(s)‎ ]
Edital oficial final dos aprovados no IV Exame de Ordem Unificado: clique aqui!
 
Importante destacar que relato o que funcionou no meu caso e que não necessariamente funcionará em outros.
 
Material utilizado nos estudos concentrados:
1ª Fase
FIGUEIREDO, Simone Diogo Carvalo. (coord.) Coleção OAB Nacional 1ª Fase - Teoria Unificada. São Paulo: Saraiva, 2011.
GARCIA, Wander. (coord.) Como Passar na OAB 1ª Fase - 3.500 Questões Comentadas. Indaiatuba: Foco Jurídico, 2011.
RESUMÃO JURÍDICO: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito das Coisas, Direito Comercial, Direito Constitucional, Direito Penal - Parte Geral, Direito Penal - Parte Especial, Lei de Falências, Processo Civil, Processo Penal.
 
2ª Fase - Área da Prova Prático-Profissional: Direito Constitucional
GARCIA, Wander. (coord.) Como Passar na OAB 2ª Fase - Prática Administrativa e Constitucional. Indaiatuba: Foco Jurídico, 2011.
PAULO, Vicente; ALEXANDRINO, Marcelo. Resumo de Direito Constitucional Descomplicado. São Paulo: Método, 2011.
ROCHA, Marcelo Hugo. (coord.) Passe na OAB 2ª Fase - Questões e Peças Comentadas - Constiucional. São Paulo: Saraiva, 2011.
EDITORA SARAIVA. Vade Mecum Saraiva 2011. São Paulo: Saraiva, 2011.
 
Método de estudos
  • Fazer uma graduação bem feita, aproveitando ao máximo os recursos que a escola e os professores oferecem.
  • Conhecer bem o edital do exame.
  • Estabelecer uma estratégia clara de estudos para o exame.
    • 1ª fase: Não estudar disciplinas que foram estudadas recentemente na graduação. Não estudar disciplinas com poucas questões na OAB. Utilizar o livro de questões comentadas como guia para estudos e tirar dúvidas no livro de doutrina.
    • 2ª fase: Estudo do livro de doutrinas completo, destacando no código os temas de maior importância classificados por cor. Estudo de todas as peças e questões de anos anteriores. Decorar a estrutura de uma peça processual. Estudar cabimento e competência das diferentes ações constitucionais.
  • 15 dias de estudos concentrados (15h de estudos diários) antes da 1ª e da 2ª fases, sozinho, retirado, concentrado.
  • Utilizar as regras do edital a meu favor quanto a destaques e anotações no código para a 2ª fase, eliminando ao máximo a necessidade de memorização de conteúdos.
Dicas para a prova
 
  • 1ª Fase: Assinalar nas questões as opções que julgar serem incorretas e as que julgar serem corretas (nesse momento, mais de uma possível correta pode ser assinalada). Após uma passada geral, voltar revisando as opções assinaladas (fazer isso enquanto houver questão sem alternativa assinalada, questão com mais de uma possível alternativa correta assinalada ou quando ainda houver dúvida quanto à alternativa correta assinalada).
  • 2ª Fase: Escrever rapidamene a estrutura da peça. Ler as orientações com atenção. Anotar a base legal da peça e de cada questão. Voltar respondendo as questões (não dá tempo de responder as questões no rascunho completamente para depois passar a limpo, anote no rascunho somente a base legal e as ideias principais da resposta). Elaborar a peça diretamente na folha definitiva com base na estrutura anotada no rascunho.
ċ
Marcelo Franca Alves,
6 de out de 2011 19:55
Comments