Cadastro para novo registro de identidade civil deve começar em janeiro

postado em 4 de jan de 2010 15:53 por Marcelo Franca Alves   [ 4 de jan de 2010 17:38 atualizado‎(s)‎ ]
Produção: Agência Brasil Publicação: IDG Now!
 
Finalmente! Agora parece que sai do papel o cadastro único para brasileiros.
 
Num mesmo documento chamado de Registro de Identidade Civil (RIC), através de um sistema administrado pela Instituto Nacional de Identificação (INI), leia-se Polícia Federal, vão estar as seguintes informações do cidadão:
  • CPF
  • Carteira de Trabalho
  • Carteira Nacional de Habilitação
  • Título Eleitoral
  • Registro Geral (RG)
A idéia é que os primeiros RICs sejam emitidos ainda em Janeiro, após publicação de Decreto, utilizando-se os mesmos procedimentos existentes hoje para emissão do RG, porém utilizando um processo totamente informatizado, criando, assim, um "cadastro nacional biométrico".
 
Meta: A partir do terceiro ano do sistema implantado, 80 mil cadastros por dia (20 milhões por ano). Em nove anos, 150 milhões de brasileiros deverão ter o RIC.
 
Comentário:
Necessito dividir esse comentário em duas partes. Primeiramente um comentário técnico: Fico feliz e orgulhoso de ser brasileiro, parte da populaçao desse País que está na liderança mundial no processo de votação eletrônica, no sistema de Declaração do Imposto de Renda (apesar de discordar dos índices aplicados, não se pode negar que o sistema é eficiente, simples, fácil) e agora na implantação do cadastro único dos brasileiros. Acredito que esse sistema vai facilitar em muito a vida do brasileiro e que, em pouco tempo, os demais cadastros (CPF, RG, Título Eleitoral, etc.) vão deixar de existir.
 
Porém não posso parar meu comentário aqui pois acredito, como Cristão Adventista do 7º Dia, que esse é mais um passo rumo ao controle do consumo, conseqüentemente, daqueles que guardam o Sábado. Acreditamos que chegará um tempo em que esse grupo não poderá comprar ou vender e esse cadastro, com certeza, será um forte instrumento à disposição desse controle. Fico triste? Não, muito pelo contrário, pois indica que a volta de meu Senhor e Rei está cada vez mais iminente. Quer saber mais sobre esse assunto? Veja AQUI.
 
Veja o artigo completo AQUI.
Comments